Peça já Delivery: 3029.0009

Contato

Diariamente
das 18h às 23h30
no delivery e balcão.

3029.0009

Rua Mateus Leme, 3380
(esquina com Livio Moreira)
São Lourenço | Curitiba/PR

Trabalhe conosco

Suas dúvidas, sugestões ou reclamações são muito importantes para nós.
Envie uma mensagem que entraremos em contato.

Últimas da Predileta

12 de agosto de 2015

7 curiosidades sobre a pizza que você sempre quis saber

A pizza era considerada um prato tipicamente italiano, mas foi globalizada e já faz parte do cardápio e da cultura de praticamente todos os países. Seu sucesso é tão grande que hoje temos até mesmo uma data especial só pra ela: o ‘Dia da Pizza’, que é celebrado no dia 10 de julho.

Agora você que é um amante da pizza vai se deliciar ao descobrir algumas curiosidades sobre essa delícia que dominou o mundo e se transformou em simbolo do fim de semana e dos momentos em família.

Veja abaixo 7 curiosidades sobre a pizza que você precisa descobrir:

1- A origem da Pizza
Como vários povos antigos produziam diversos tipos de pães com recheios variados, a origem da pizza é considerada um tanto controversa por muitos historiadores. Mas pelo menos em um ponto não há duvidas: o formato que conhecemos (redondo e com bordas e recheio no meio) é considerado de origem italiana mesmo, mais exatamente da cidade de Nápoles.

2- A origem do nome da Pizza
Claro que esse assunto é um tanto incerto, mas os historiadores apontam que o primeiro registro da palavra “pizza” consta de um texto em latim do ano de 997 encontrado na cidade de Gaeta, no sul da Itália. Outras possíveis origens do nome são:
– palavra do grego antigo ‘pikte’, que quer dizer “massa fermentada” e que em latim se tornou ‘picta’, depois ‘pitta’ e finalmente ‘pizza';
– palavra em italiano ‘pizzicare’, que se refere ao ato de cozinhar rapidamente no forno;
– do antigo alemão ‘bizzo’ ou ‘pizzo’, que quer dizer “de boca cheia”. O termo teria chegado à Itália por volta do século VI.

3- As pizzas originais
Os mais radicais amantes da pizza dizem que só existem dois tipos que podem ser considerados “originais”: a Marinara (molho de tomate, óregano, alho e azeite) e a Margherita (muçarela e manjericão). Todas os outros sabores que conhecemos hoje foram variações e adaptações da pizza de acordo com as preferências locais.

4- A pizzaria mais antiga do mundo
Com certeza já existiram inúmeras pizzarias muito mais antigas, mas elas já não estão mais funcionando. A mais antiga pizzaria em funcionamento que se tem notícia hoje em dia é a ‘Antica Pizzeria Port’Alba’, em Nápoles. Fundada em 1738 e reaberta em 1830. A história local afirma que seu forno é feito da lava do Monte Vesúvio, e muitas lendas cercam o local.

5- A diferença está na massa
A pizza tradicional italiana tem massa mais fina e seu tamanho é médio: um pouco maior que o nosso tradicional “brotinho” e menor que nossa pizza “normal”. Na Itália, a pizza costuma ser individual, pois os italianos mais empolgados afirmam que uma paixão não deve ser dividida.

6- Recheios para todos os gostos
Especialistas mais radicais em pizza consideram um “sacrilégio” a quantidade e variedade de recheios que são usados pelo mundo. Segundo eles, os recheios tradicionais são apenas muçarela, alho, molho de tomate, orégano, manjericão e azeite. Mas sabemos que hoje em dia existem pizzas para todos os gostos, como as doces e exóticas. Pizzas de estrogonofe, feijoada, sushi e até caviar já são uma realidade.

7- A pizza e os lucros
Segundo os registros de associações de pizzarias por todo o país, o negócio movimenta pelo menos R$ 20 bilhões por ano no Brasil. Só no Estado de São Paulo são vendidas em média 500 mil pizzas por dia, e pelo mundo afora o montante movimentado é praticamente incalculável.

Voltar